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Acerca de

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governança

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Você sabe o que é
a BRF Previdência?

Somos uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) de caráter não econômico e sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.

Administramos Planos de Previdência patrocinados pelas empresas BRF S.A., Sociedade Esportiva e Recreativa Sadia, Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo BRF, Sino dos Alpes Alimentos Ltda., além da própria BRF Previdência.

Administramos também um Plano de Previdência instituído pela ABRAPP – Associação Brasileiras das Entidades de Previdência Complementar, o Plano Família.

Você sabe o que é a
BRF Previdência?

Mulheres trabalhando

Confira a nossa
estrutura de governança

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A Diretoria Executiva é composta por três membros sendo um Diretor-Superintendente, um Diretor Administrativo e de Seguridade e um Diretor de Investimentos. Todos possuem certificação para gestão de fundos de pensão e são habilitados ao exercício da função pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, órgão que fiscaliza as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

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O Conselho Deliberativo é o principal órgão de decisões estratégicas da entidade e o colegiado titular para aprovação dos principais normativos. É constituído por seis membros titulares e seis suplentes, sendo dois titulares e dois suplentes eleitos pelos participantes e os demais indicados pelas patrocinadoras.

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O Conselho Fiscal possui três membros titulares e três suplentes, sendo um titular e um suplente eleitos pelos participantes e os demais indicados pelas patrocinadoras. É o órgão de controle da Entidade, responsável pela fiscalização dos atos de gestão, emissão de parecer às demonstrações contábeis e de relatório de controles internos e de aderência às normas em vigor e às políticas de investimentos.

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Os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal são certificados e habilitados para o exercício da função, possuindo qualificação, experiência e demais requisitos necessários para o exercício do cargo, conforme determina a legislação e o Estatuto da BRF Previdência.

Além dos órgãos de governança, a BRF Previdência possui um Comitê de Investimentos que assessora, em caráter consultivo, a Diretoria Executiva nas decisões relacionadas à gestão dos investimentos dos Planos administrados pela Entidade, observando sempre a segurança, rentabilidade, solvência e liquidez dos investimentos a serem realizados, de acordo com a legislação vigente e as Políticas de Investimentos.

A estrutura de governança da BRF Previdência, no que se refere à gestão de riscos, conta com duas áreas importantes: Controles Internos e Auditoria Interna. Estas áreas possuem atividades distintas e específicas, porém complementares na medida em que Controles visa estruturar e monitorar os controles dos riscos enquanto a Auditoria Interna objetiva avaliar a adequação e funcionamento desses controles.

 

Auditoria Independente ou Auditoria Externa é responsável pela avaliação das movimentações contábeis e financeiras da BRF Previdência, cuidando da elaboração do relatório (parecer) sobre as demonstrações.

Bastante coisa, né? Mas tudo isso serve para fortalecer a transparência, a segurança e as boas práticas de gestão.

reunião de negócios

Missão, Visão, Valores

Adotamos princípios de gestão estabelecidos em nossas diretrizes de Missão, Visão e Valores nas relações internas e externas com participantes, patrocinadoras, colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores.

Confira o que guia o trabalho da BRF Previdência:

Retrato
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MISSÃO

Administrar, com excelência, planos de previdência para assegurar benefícios aos participantes.

Discussão do negócio
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visão

Ser reconhecida pela gestão competente e inovadora e como a melhor opção para os funcionários das patrocinadoras e seus familiares investirem suas reservas para o futuro.

Glass Buildings
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valores

Transparência com informações confiáveis e tempestivas nas relações com as partes interessadas.

Comprometimento com resultados consistentes e duradouros, respeitando os níveis adequados de riscos.

 

Integridade, prudência e princípios éticos na gestão e relacionamentos.

 

Respeito no trato com as pessoas, valorizando a diversidade humana.

 

Excelência em processos e pessoas agindo com competência, qualidade e inovação.

 

Foco nos participantes e patrocinadoras, razões da existência da BRF Previdência.

Estatuto BRF Previdência

Outro importante mecanismo de governança é o Estatuto Social, que consolida o conjunto de regras de organização e funcionamento da entidade, guiando a execução de nossas diretrizes.

A íntegra do Estatuto está disponível para acesso em nosso site www.brfprevidencia.com.br.

Sala de reunião vazia
Celular

canal de denúncias

A BRF Previdência disponibiliza um Canal de Denúncias para a comunicação de suspeitas relativas a situações contrárias aos Códigos e Políticas da Entidade, em linha com a Política de Prevenção, Detecção e Combate a Atos Ilícitos.

O canal está disponível para todos os colaboradores, participantes, fornecedores e demais interessados e as denúncias são recebidas por empresa independente e especializada, garantindo o sigilo e a confidencialidade das informações.

CANAL DE DENÚNCIA: 0800 740 4789

Email: canaldedenuncias.brfprevidencia@iaudit.com.br 

Site: https://denuncia.iaudit.com.br/sistema/brfprevidencia

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Os planos da BRF Previdência foram  pensados para que você tenha vantagens  no presente e usufrua um benefício no  pós-carreira.

Colegas em reunião

Reforçar nossos processos de segurança e transparência é fundamental para nós. Foi pensando nisso que, em 2021, estruturamos internamente a área de Compliance.

​Compliance? Calma, a gente te explica. Compliance significa estar em conformidade com as leis em geral e aos Normativos internos da Empresa. Consiste no aculturamento em conjunto de medidas e procedimentos, com o objetivo de evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção.

compliance

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Adotar posturas éticas está entre as principais preocupações da nossa entidade que incessantemente busca segurança em práticas de integridade. Queremos tornar nossa Governança cada vez mais robusta, não só diante dos nossos Participantes, Patrocinadora, Instituidor e Conselhos, mas também para o segmento de previdência complementar e de outras entidades e entes Governamentais, tendo sempre como um dos princípios a lisura e a transparência.

Explica Felipe Vieira, responsável pela nova área.

compliance

Curso de treinamento

NOSSOS treinamentos na área de compliance

Treinar a equipe é uma forma efetiva não só de difundir as normas e os procedimentos de Compliance como, também, fortalecer o sentimento de pertencimento nas organizações. Ao definir práticas que devem ser cumpridas por todos os colaboradores, sem distinção, a empresa mostra a importância de cada um para a obtenção de bons resultados em conjunto. O treinamento de compliance contribuiu também para diversas outras questões. Confere só!

  • Fixar as regras e normas;

  • Aumentar o engajamento e a responsabilidade das equipes no combate à corrupção;

  • Produzir indicadores e relatórios sobre o conhecimento da equipe e o desempenho da empresa sobre o compliance;

  • Fortalecer a credibilidade da empresa dentro e fora do seu segmento;

  • Garantir a efetividade das práticas de compliance que foram adotadas.

Conferência

Ao longo do ano, realizamos ainda treinamentos de forma virtual, que abordaram os temas como:

  • Abordagem sobre o significado e a importância da atuação do Compliance;

  • Compliance trabalhista;

  • Assédio moral no ambiente de trabalho;

  • Brindes e presentes, cuidados e limites;

  • Treinamento sobre a Instrução Normativa Previc nº 34/2020.

A BRF Previdência atua em diversas frentes para controle e mitigação dos riscos inerentes ao negócio. No desenvolvimento das atividades, elabora periodicamente, a autoavaliação dos riscos por áreas e processos, assim como, verificação dos níveis de controles encontrados. A estrutura definida contempla a identificação, mensuração e o tratamento dos riscos relativo aos processos e conta com consultoria especializada contratada para apoio na gestão dos riscos e controles internos.

 

Em 2021, iniciamos o trabalho de adequação à Instrução Normativa Previc n° 34, de 28 de outubro de 2020, que dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos a serem adotados pelas entidades de previdência. Esses procedimentos visam prevenir a utilização do regime de previdência para a prática dos crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores e de financiamento ao terrorismo.

Os riscos de investimentos, associados aos processos de aplicação dos recursos garantidores, como risco de mercado, risco de crédito, risco de liquidez e outros, são monitorados mensalmente por consultoria contratada e acompanhados pela Diretoria Executiva e Comitê de Investimentos.

GESTÃO DE RISCOS

Digitando
Colegas em reunião informal

E aqui não passa nada de nossos controles!

 

Em 2021, 14 áreas tiveram seus processos auditados pela Auditoria Interna terceirizada, que teve como escopo de revisão a análise das políticas e procedimentos de controle, níveis e limites de alçadas, segregação de funções e segurança da informação. 

Em conformidade com a Resolução CGPC n° 13, o Conselho Fiscal é responsável por acompanhar todos os riscos identificados e as ações de mitigação e sua aderência.

Ressaltamos que os relatórios de auditoria interna não apontaram nenhuma irregularidade ou desconformidade em nossos processos, somente algumas recomendações de melhorias para fortalecer nossa estrutura de controle.

LGPD
Lei Geral de Proteção
de Dados

A criação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em 2018, gerou a necessidade de uma série de adequações para todas as empresas que detém informações de seus clientes. Na BRF Previdência, criamos uma equipe voltada especialmente para avaliar as adequações à LGPD. Ah, e ainda finalizamos a etapa de mapeamento e diagnóstico que resultou na identificação de melhorias e no desenvolvimento de um plano de ação a ser aplicado.

Esse processo resultou na elaboração de diversos normativos e políticas, abrangendo vários setores da Entidade para que todas as atividades que envolvam o tratamento dos dados pessoais dos participantes estejam em conformidade com as exigências da LGPD. Além disso, nosso time foi treinado para entender o funcionamento da nova legislação e os cuidados necessários a partir de sua implementação.

Além disso, nosso Diretor Administrativo e de Seguridade, Mauro Bogoni, foi nomeado como Encarregado/DPO - Data Protection Officer, tendo como principal atribuição o estabelecimento de um elo seguro entre a entidade e seus participantes e assistidos para garantir a proteção dos dados em conformidade com o que rege a LGPD.

Mesa de trabalho

nosso time
em números

Quem está por trás da gestão do seu futuro? Conheça nossa equipe!

Nossa equipe terminou 2021 com 51 colaboradores distribuídos da seguinte forma: 

Diretoria Superintendente: 

14 funcionários, composta pela diretora-superintendente e colaboradores das áreas Comercial, Comunicação, Escritórios Regionais, Inovação e Marketing; Controladoria e Riscos; Jurídico, Governança e Compliance.

Diretoria Administrativa e de Seguridade: 

29 funcionários, composta pelo diretor e colaboradores das áreas Administrativa: Contábil, Financeiro, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Compras e Secretaria, e de Seguridade: Arrecadação, Autopatrocínio, Atendimento, Cadastro, Folha de Benefícios, Gestão Atuarial e Institutos.

Diretoria de Investimentos:

8 funcionários, composta pelo diretor e colaboradores das áreas de Empréstimos e Investimentos.

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Entre homens e mulheres, nosso time apresentava, ao final de 2021, a seguinte composição:

Quanto à qualificação de nossos colaboradores, a maioria de nossa equipe possui pós-graduação

88% do nosso time possui formação em nível superior, sendo que 47% tem pelo menos uma especialização ou pós-graduação.

    Agora que você entendeu como funciona a estrutura de governança que cuida de seu dinheiro, que tal conhecer melhor nossa gestão estratégica?    

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